Município

Aniversário: 19 de março de 1750 (261 anos)
Fundação: 1 de março de 1833
Gentílico: são-josefense ou josefense

São José é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Faz parte da região metropolitana de Florianópolis, no litoral do estado, conurbando-se com a capital catarinense.

Possui, segundo o Censo IBGE do ano de 2010, uma população de 209.804 habitantes, sendo o quarto município mais populoso do estado, atrás de Joinville, Florianópolis e Blumenau.

Faz divisa conurbadas com os municípios de Biguaçu e Florianópolis. Também faz divisa com o município de Palhoça, onde na divisa encontra-se o rio Imaruim. Também possui limites com os municípios de São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos.

História

Em 1750, chegaram à capitania do Desterro 182 açorianos, que posteriormente fundariam São José da Terra Firme, atualmente "São José".

Em 1755, já existia uma pequena capela e um vigário, José Antônio da Silveira. Atualmente no local localiza-se a igreja matriz.

O título de freguesia chegou seis anos após a fundação do povoado, em 1756. Para explorar o potencial da freguesia, cujos limites iam até Lages, o vice-rei Luís de Vasconcelos e Sousa ordenou, em 1787, que o governador da província na época, José Pereira Pinto, convocasse o alferes Antônio José da Costa. Começava, então, o reconhecimento da terra. Em 1797 já havia uma população de 2.079 pessoas, incluindo os escravos.

Em 1833 São José passou de freguesia a vila. Em 4 de maio São José tornou-se, enfim, município. Feliciano Nunes Pires foi nomeado presidente da província. Além de Desterro e Santo Amaro da Imperatriz, São José também recebeu a visita imperial de D. Pedro II e Dona Teresa Cristina, em 1845.

Geografia

A cidade faz limite com a porção continental de Florianópolis, sendo banhada pelas baías norte e sul, na qual recentemente construíram um aterro (veja foto) e é seccionada por uma rodovia de importância internacional: a BR-101, parte da Rodovia Panamericana que liga os grandes centros de Rio de Janeiro e São Paulo. Além desta, cruza parte da cidade o trecho inicial da BR-282, que dá acesso ao oeste do Estado.

Os limites com Florianópolis são determinados, ao sul, pelo rio Araújo que separa o bairro Campinas de Capoeiras, já em Florianópolis e ao noroeste pelo rio Büchler, em Barreiros. Mais ao norte a cidade se limita com os municípios de Biguaçu e Antônio Carlos, e, ao sul com os municípios de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz. A oeste se limita com o município de São Pedro de Alcântara, que foi seu distrito de 1844 a 1994.

A maioria da população é de ascendência açoriana, mas existem também os descendentes de alemães, polacos, espanhóis, etc.